O que é Big Data e para que serve?
- wilsoncharlessilva
- 26 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Para ensinar o que é Big Data é fundamental falarmos sobre o mercado de dados.
Para se ter uma noção do impacto dessa tecnologia, somente em fevereiro de 2023, investidores aplicaram cerca de U$43.8 bilhões em plataformas de Big Data de empresas mundo afora, segundo a G2.
No segmento bancário e financeiro, por exemplo, está havendo um grande investimento em novos produtos, de softwares à plataformas, para o fomento de relatórios e análises, acompanhados pelas plataformas de gerenciamento e centralização de dados (data lake, data warehouse).
Porém, segundo o Gartner, enquanto empresas estão investindo massivamente em Big Data e tornando-se “data-driven”, muitas ainda permanecem em uma fase bastante embrionária nesse processo. Isso indica um grande potencial de aquecimento de altos investimentos nesse sentido.
Mas como funciona o Big Data? A partir do armazenamento de dados em um estoque de armazenamento em nuvem, a tecnologia processa e valida essas informações para verificar a veracidade e o valor embutido nelas.
Nesse caso, pode ocorrer a criação automáticas de relatórios e gráficos para que o usuário consiga visualizar e compreender as informações.
E qual a relação entre Big Data, IA e Machine Learning? O Big Data pode ser entendido como um subconjunto da inteligência artificial, pois é ele que suporta os dados que poderão ser analisados pelo IA.
O Machine Learning, por sua vez, é uma técnica de inteligência artificial baseada em algoritmos com o objetivo de reconhecer padrões na análise de dados para assim tomar decisões automatizadas.
De maneira geral, a inteligência artificial, por meio do aprendizado de máquina, simula a inteligência humana por meio de algoritmos que geram insights preditivos e analíticos.
Comments