As previsões de Big Data Analytics (BDA)
- wilsoncharlessilva
- 26 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Agora que você sabe o que é Big Data e tudo que envolve essa solução, é importante ressaltar quanto o Big Data Analytics terá um papel fundamental este ano.
A plataforma Towards Data Science, que reúne publicações de especialistas na área, divulgou sete previsões para a tecnologia que devemos prestar muita atenção:
1. IoT integrada com Data Analytics
Se a sua empresa já implantou dispositivos de Internet das Coisas (IoT) nas operações, 2023 será o momento de deixá-los em sinergia com soluções analíticas, que vão trazer maior transparência e relevância dos dados extraídos dessas máquinas.
O desafio é conseguir aproveitar os benefícios de um projeto de IoT já em estágio mais avançado devido à falta de expertise dos cientistas de dados.
2. Automação da análise de dados
Muitas empresas já estão automatizando os dados para aumentar o potencial das campanhas de marketing e também do Retorno Sobre o Investimento (ROI).
Um relatório recente da consultoria Gartner prevê que 40% das tarefas relacionadas à ciência de dados estarão completamente automatizadas até o final de 2023.
Essa automação vai ajudar líderes a montarem um plano eficiente e usarem uma análise mais favorável para a tomada de decisão.
3. Computação na memória (IMC)
A computação na memória (IMC, na sigla em inglês) é o armazenamento dos dados na memória RAM.
Empresas com IMC ganham velocidade no acesso e um poder de processamento muito rápido, garantindo a análise em tempo real de um volume massivo de dados.
No próximo ano, a tecnologia vai se tornar mais popular devido à redução de custo das tecnologias de memória RAM.
Assim, as empresas que contam com o IMC serão capazes de aumentar a performance de suas aplicações e criar oportunidades de escalar os negócios.
4. Data as a Service (DaaS)
Uma previsão da consultoria IDC espera que 90% das maiores companhias globais possam gerar receita a partir de um modelo Data as a Service (DaaS).
Muitas empresas já são orientadas a dados e a computação em nuvem facilitou o armazenamento e processamento para que eles possam ser monetizados, garantindo uma fonte de receita para quem “aluga” e produtividade para quem contrata.
5.Analytics aumentado
Uma predição para 2023 é o aumento no uso de analytics aumentado. O processo combina protocolos de Inteligência Artificial e Machine Learning para alterar a forma que um dado analítico é processado, gerado e compartilhado.
Com o uso de algoritmos avançados, o analytics aumentado pode ajudar as companhias a serem menos dependentes de cientistas e analistas de dados porque vai oferecer insights críticos dos clientes, por exemplo, sem um investimento enorme de tempo e dinheiro.
6. Governança de dados
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sancionada em 17 de setembro de 2020, mudou a maneira como as empresas lidam com os dados e a governança deve ser uma prioridade para muitas.
7. Analytics de conversação e PLN
Outra tendência para 2023 é que 50% das consultas analíticas serão geradas automaticamente via tecnologia de voz ou de Processamento de Linguagem Natural (PLN).
Isso vai permitir que qualquer colaborador de uma empresa tenha a oportunidade de analisar combinações complexas de dados ao usar plataformas de análise fáceis de serem utilizadas.
E isso apenas para exemplificar, já que o horizonte é realmente bastante amplo. Com ele, o surgimento de novas competências também serão cada vez mais necessárias, tais como Cientistas de Dados, Engenheiros de Dados, Analistas de Dados, Engenheiro de Machine Learning/IA, entre outros.
Comments